quarta-feira, 4 de abril de 2012

OS BENEFÍCIOS DOS GRÃOS PARA A SAÚDE


Bom dia,gente linda!!
Hoje especialmente a paz invadiu meu coração!
Resolvi postar sobre os benefícios desses grãos que fazem tão bem à nossa saúde e que foram trazidos pela natureza para a nossa saúde. Os grãos podem ser consumidos basicamente de duas formas: refinados ou na forma integral. Os grãos em sua forma mais primitiva, integral, trazem maiores benefícios à nossa saúde, pois possuem o valor nutritivo maior, por não terem sido processados. Os grãos são compostos de duas partes:

1- uma parte externa que contém a vitamina B e proteínas. Esta parte em geral corresponde ao farelo do grão que consumimos.
2- uma segunda parte, interna, que contém principalmente os carboidratos, vitamina E, além de elementos antioxidantes. Esta segunda parte corresponde ao que se pode chamar de miolo do grão.

Os grãos refinados(não integrais) possuem somente essa segunda parte. É por isso que a melhor maneira de consumir os grãos é na forma integral, para um aproveitamento melhor da vitamina B e das proteínas presentes nesse alimento.

OS BENEFÍCIOS DOS GRÃOS INTEGRAIS PARA A NOSSA SAÚDE
Uma alimentação rica em alimentos integrais auxilia na redução do risco de diversas doenças do coração, câncer, diabetes e problemas gastrintestinais. O consumo dos grãos também pode auxiliar no tratamento de algumas dessas doenças.

DICAS PARA O CONSUMO:

1-Procure desenvolver o hábito de consumir grãos. Hábito sim, pois o que você costuma comer é um hábito e estes podem ser mudados, basta querer.
2-Procure por trigo aveia, arroz, milho,cevada ou algum outro grão em sua forma integral. A palavra "integral" vem sempre indicada na embalagem.
3-Ao comprar pães, tortas e biscoitos, procure aqueles feitos com trigo integral. Mas atenção: farinha de milho e farinha enriquecida não são alimentos integrais.
4-Ao comprar arroz, você pode optar por arroz integral, que em geral é ligeiramente mais escuro e muito mais saudável que o branco.
5-Massas: procure por massas preparadas com farinha de trigo integral. A farinha branca não é integral.

A MUDANÇA EXIGE ATITUDE! E ELA COMEÇA NO SUPERMERCADO ONDE VOCÊ FAZ SUAS ESCOLHAS!

BOM APETITE!!
NAMASTÊ!

fonte: Revista Grãos que alimentam e curam. Editora Sampa. Ano I, número 01.

2 comentários:

  1. BLZ Dani!! Fico feliz em saber que há pessoas como vc interessadas em uma humanidade mais saudável física e mentalmente falando, porque quem toma a consciência da sua alimentação, compreende mais sobre questões essenciais da vida.
    Obrigada por sua dedicação

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada pelo comentário, Gláucia! Concordo com você e Einstein:
      "A mente que se abre a uma nova ideia jamais voltará ao seu tamanho original."

      Grande beijo!

      Excluir