segunda-feira, 16 de janeiro de 2012

CAPONATA (ANTEPASTO ITALIANO)







Bom, gente, em primeiro lugar gostaria de desejar um maravilhoso ano de 2012 pra todos nós com grandes e necessárias realizações!!

E essa será a nossa primeira receita do ano! Por falar nisso resolvi fazê-la na virada de 31/12/11 para 01/01/12 e foi um sucesso total. Aprendi essa receita com uma amiga e coloquei um pouco da minha imaginação, vamos dizer, gastronômica para dar uma incrementada no prato.

Quem não gosta de uma vez ou outra chamar os amigos para um bate-papo informal em casa, com petiscos e bebidinhas?
Pois para essas ocasiões ou mesmo festas mais formais a CAPONATA é bem-vinda! O que você pode mudar é a apresentação de como será servida aos convidados.

Pelas minhas andanças por aí pelos restaurantes andei experimentando algumas CAPONATAS,mas nenhuma chegou aos pés dessa aqui!! Modéstia à parte! rsrsrsrs

Gente, preciso confessar uma coisa...sou apaixonada por berinjela, que é o ingrediente principal da receita, diga-se de passagem!!! Então, se forem preparar este antepasto maravilhoso, lembrem-se de mim!!!

INGREDIENTES:

3 berinjelas médias
3 pimentões (1 amarelo, 1 vermelho e 1 verde)
passas pretas sem caroço
azeitonas
1 cebola média
2 dentes de alho amassados
2 pacotinhos de sazon de sua preferência
sal e pimenta a gosto (eu uso o chimy churry)
Azeite extra-virgem (vamos usar muito azeite)

MODO DE PREPARO:

Corte as berinjelas e os pimentões em tiras (+ ou - 6cm), coloque em um pirex de vidro depois coloque os outros ingredientes e regue com azeite. Certifique-se de que ficaram bem molhadinhos de azeite(lembre-se que a berinjela e os pimentões irão soltar um pouco de água, quando começarem a assar. Leve ao forno por uns 45 minutos, de vez em quando dê uma olhada, retire do forno e mexa, para tudo pegar gosto e coloque de volta ao forno em temperatura baixa. Quando você vir que a berinjela cozinhou e amoleceu estará pronto.

Sirva com pães: árabe, francês... ficam como canapés, hummm!!! Uma delícia!!!

BOM APETITE!!!!

2 comentários:

  1. Eu fiz!! Foi sem pimentão mesmo, q o povo daqui é meio chato pra comer, mas ficou tri-delícia!
    :)

    ResponderExcluir
  2. O legal da culinária é a gente ir adaptando ao nosso gosto!!Se ficar uma delícia, foi um sucesso!!
    Beijos!!

    ResponderExcluir