quinta-feira, 1 de dezembro de 2011

PÃO CASEIRO COM FARINHA DE SOJA PRETA



Ai, que delícia é aquele cheirinho de pão saindo quentinho do forno...hum, logo dá uma fome!!!
Mas vocês devem estar se perguntando...SOJA PRETA??? Bom,li recentemente uma reportagem sobre ela.
A soja preta é recentemente chegada ao Brasil e a diferença entre ela e a amarela está numa substância presente na casaca da soja preta, chamada ANTOCIANINAS.
"As ANTOCIANINAS atuam no fígado e conseguem reduzir a produção de gorduras, além de ajudarem a inibir a agregação de plaquetas,evitando a formação de coágulos que comprometam a circulação sanguínea." (Revista Coleção saúde alimentar - O PODER DA SOJA, ED. SAMPA)
A soja preta como a amarela possui efeitos que aliviam a TPM e a Menopausa, possui antioxidantes que combatem os radicais livres, ajudando assim na prevenção de doenças cardiovasculares e do câncer, ainda combate às inflamações.
E então? Vamos acrescentar a soja na nossa alimentação?

INGREDIENTES:

1 XÍC(CHÁ) DE ÁGUA MORNA
1/2 XÍC(CHÁ)DE ÓLEO DE MILHO
3 COLHERES(SOPA) RASAS DE AÇUCAR MASCAVO
1 COLHER(CHÁ) DE SAL
1 XÍC(CHÁ)DE FARINHA DE SOJA PRETA
5 XÍCARAS(CHÁ) DE FARINHA DE TRIGO
30G DE FERMENTO BIOLÓGICO (2 TABLETES)

MODO DE PREPARO:

EM UM RECIPIENTE, DISSOLVA O FERMENTO EM ÁGUA MORNA, ADICIONE O AÇÚCAR E 1 XÍCARA DE FARINHA DE TRIGO. CUBRA A MISTURA COM PLÁSTICO E DEIXE-A EM REPOUSO POR 15 MINUTOS.
MISTURE O FERMENTO JÁ PREPARADO, O ÓLEO, O SAL E A FARINHA DE SOJA. ADICIONE AOS POUCOS O RESTANTE DA FARINHA DE TRIGO,TRABALHANDO A MASSA ATÉ QUE OS INGREDIENTES SE UNAM E A MASSA SE DESPRENDA DOS DEDOS. MOLDE OS PÃES NO FORMATO DESEJADO. DISPONHA-OS EM FORMAS UNTADAS E POLVILHADAS COM FARINHA DE TRIGO. DEIXE CRESCER POR 1HORA, ASSE POR APROXIMADAMENTE 30 MINUTOS EM TEMPERATURA MÉDIA A BAIXA,EM FORNO PRÉ-AQUECIDO.

DEPOIS É SÓ DESFRUTAR DESSA DELÍCIA COM SABOROSAS PASTINHAS OU O QUE PREFERIR!!
BOM APETITE!!