sexta-feira, 19 de agosto de 2011

Receitas e tipos de leites (sem ser de vaca)




Atendendo a pedidos!!
É bom saber que a consciência das peSsoas,(ou pelo menos de algumas)está mudando com relação à saúde e se isso vai beneficiar aos nossos queridos amigos animais estou com todas as forças nessa luta e pronta para ajudar aos meus queridos leitores!!
Bom, então aqui vai...
Além do LEITE DE SOJA,já conhecido de todos e facilmente encontrado em supermercados temos também o LEITE DE ARROZ, O LEITE DE AVEIA, LEITE DE GERGELIM, O LEITE DE CASTANHAS E O LEITE DE AMÊNDOAS. Esses são os que conheço receitas e vou postá-las aqui.
Como tudo que é novo, o gosto é diferente sim,mas aos poucos podemos ir adaptando o nosso paladar e misturando com ingredientes que gostamos para melhor ingerí-los. O LEITE de CASTANHAS fica uma delícia na vitamina de banana com mel ou açúcar demerara.

LEITE DE CASTANHAS

1/2 litro de água fervendo
1 xícara de castanha do Pará
2 colheres de sopa (cheias) de aveia em flocos
1 colher de sopa de leite de coco
1 pitadinha de sal

Modo de preparo:
Junte todos os ingredientes numa tijela, inclusive a água, e deixe de molho por no mínimo 1hora. Bata tudo no liquidificador(seu liquidificador tem que ser potente, deixe bater por 1 minuto para não ficar pedacinhos,se não o leite fica ralo)coe em um tecido limpo e fino,pode até ser uma fralda sem uso,é claro, de bebê. Guarde na geladeira.

LEITE DE AMÊNDOAS

Dizem que esse é o melhor,estou louca para experimentar, mas como já disse, no início, até acostumar o paladar é melhor misturar numa boa vitamina!!

•Graças ao zinco, o leite de amêndoas é considerado um excelente estimulante para o sistema imunológico; •a amêndoa é naturalmente rica em ácidos graxos (ômega 3 e 6) e por isso às vezes leva a fama de gordurosa. No entanto, a maior parte de sua gordura é do tipo insaturada, que é essencial para o bom funcionamento do coração. Essas gorduras atuam “limpando” as artérias do colesterol ruim (LDL) e aumentando o bom colesterol (HDL); •equilibra o pH do sangue, ou seja, a sua acidez. Isso porque o pH desse leite é semelhante ao do sangue; •rico em ferro; •possui mais cálcio do que o leite de soja; •a sua proteína é formada por grande variedade de aminoácidos, isso torna a bebida um poderoso auxiliar na produção de hormônios e para a saúde da pele, cabelos e unhas;
INGREDIENTES:
1 medida de amêndoas inteiras, com pele, sem casca.
3 medidas de água

Deixar as amêndoas de molho uma noite e usar um liquidificador potente são essenciais. Escolha um tecido bem fino pra coar o leite, de preferência um algodão ou gaze.

Cubra as amêndoas com água e deixe de molho durante uma noite. No dia seguinte escorra as amêndoas e enxague ligeiramente.Deixa-las de molho faz com que elas sejam melhores digeridas, além de deixá-las mais macias e fáceis de serem trituradas. Coloque as amêndoas e 3 medidas de água no liquidificador e bata durante um minuto na velocidade máxima. Deixe o liquidificador funcionar um minuto sem parar.Um bom liquidificador faz toda a diferença,tem que transformar as amêndoas em pó, se só quebrá-las em pedaços pequenos o leite ficará aguado. Cubra uma vasilha de plástico (ou vidro) funda com o tecido que será usado como coador. Despeje o leite sobre o tecido e junte as pontas pra formar uma trouxa,vá expremendo até tirar todo o líquido. Guarde na geladeira em um recipiente tampado.Dá pra conservar três dias na geladeira. Rende mais ou menos 700ml.
DICA: Se quiser acrescente 2 colheres de adoçante natural (mel, por exemplo) e um pouco de extrato de baunilha pra deixar o leite mais gostoso.

LEITE DE GERGELIM

2xícaras de água
4 colheres de sopa de sementes de gergelim

MODO DE PREPARO:

Deixe as sementes de molho na água mais ou menos 3 horas. No liquidificador jogue a água com as sementes e bata por 3 minutos. Coe e guarde o leite na geladeira. Se não tiver sementes de gergelim use as de girassol sem as cascas.
LEMBRE-SE: BATA BEM NO LIQUIDIFICADOR,NÃO DEIXE PEDAÇOS!!

LEITE DE AVEIA
1 xícara de aveia em flocos
2 xícaras de água

MODO DE PREPARO:
Deixe a aveia de molho na água por 1 hora. Bata no liquidificador a aveia com a água de molho, coe e guarde na geladeira.

LEITE DE ARROZ
1xícara de arroz cru lavado
2xícaras de água

MODO DE PREPARO:
Você poderá usar arroz branco ou integral,mas o integral é o melhor por manter as proprieades do grão.Deixe o arroz de molho por umas 4horas. No copo do liquidificador, coloque o arroz e a água do molho, bata por 2 minutos.Coe bem e guarde na geladeira.Essa bebida é fonte de vitamina B1 e niacina.
Dica: esse leite serve também para lavar o rosto e evitar ou tratar Acnes.
Existe no mercado leite de arroz pronto para venda da marca "La Finestra Sul Cielo1L"
segue o link:
http://www.almazenorganicos.com.br/produtos/bebida-de-arroz-organico-la-finestra-sul-cielo-1l-a0e9a1fd-cb7d-4154-ac21-ef76c53f5ccb

BOM APETITE!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário